A Glorious Experience – Associação Cultural, entidade gestora da Orquestra Nacional de Jovens e Festival ONj, é um projecto de Cristiano Silva (professor e maestro), seu sócio fundador e Director Artístico.
Cristiano Silva aliou os estudos pessoais à concepção de projectos artísticos, fosse simplesmente no campo da música, fosse em conjunto com artistas de outras áreas culturais.
Presentemente a sua actividade profissional estende-se por várias áreas, desde o ensino à produção artística.
Nas escolas e nas classes que orienta, a par de matéria curricular obrigatória desenvolve pedagogias que estimulam a criatividade, o crescimento do aluno como pessoa e que semeiam o gosto pelo desafio e pela diferença.
Na produção artística formou uma equipa de trabalho dinâmica e profissional, capaz de versatilidade e resposta rápida a distintas solicitações. Além desta equipa permanente, todos os anos convida ilustres músicos e maestros nacionais e internacionais para integrarem este projecto.
GÉNESE DO PROJECTO
Entre várias iniciativas, concebeu um estágio de Verão para jovens percussionistas com o objectivo de proporcionar o encontro e intercâmbio de experiências entre alunos, músicos e professores; e onde jovens oriundos de várias Escolas e realidades pudessem conviver e crescer.
Foi uma passagem natural das classes de percussão onde leccionava para a promoção de interacção de jovens músicos de todo o pais.
O evento nasceu aliando as suas experiências de professor e de músico residente em vários Workshops.
Assim, surgiu, em 2008, o 1ºFestival de Música de Verão, na Figueira da Foz, apoiado pelo Centro de Artes e Espectáculos da mesma cidade. Este Festival decorre há 11 anos e junta jovens músicos, professores e músicos profissionais portugueses numa combinação única, poderosa e revigorante no panorama nacional. Cresceu da Percussão para outros instrumentos (cordas em 2010 e Cordas e Sopros em 2011 – dando origem a uma Orquestra Sinfónica em Residência). Numa semana de trabalho intenso, o exemplo de camaradagem entre professores é transmitido aos alunos sendo a alegria e força destes o motor para o trabalho dos docentes. Procura-se a promoção da alegria da música e proporciona-se a apresentação pública do trabalho desenvolvido.
Os Concertos de Encerramento são já uma referência artística nacional reconhecida que contaram com a presença de personalidades nacionais e estrangeiros.
A plateia dos Concertos de Encerramento tem crescido e passou dos 110 lugares ocupados em 2008 pelos pais e familiares dos jovens músicos para lotação praticamente esgotada. Assistiram aos Concertos do Festival ONj mais de 15000 pessoas.
Concertos como UHF Sinfónico, Queen Symphony, Katia Guerreiro Sinfónico e Mercury Falls Symphony foram interpretados pela ONj em virtude do Festival ONj.