Cristiano Silva

Cristiano SilvaCristiano Silva (Diretor Artístico)

Nascido no Porto em 1981, iniciou os seus estudos na Academia de Santa Cecília (Espinho), curso de Piano.

Concluiu o Curso Profissional na Escola Profissional de Música de Espinho e em 2000 é admitido na Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa), onde obtém a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra, na especialidade de Percussão. Neste percurso trabalhou com os Professores Miguel Bernat, Mário Teixeira, Joaquim Alves, Paulo Oliveira, Pedro Carneiro, Jean-François Lézé, Richard Buckley e Rui Sul Gomes.

Integra o Corpo Docente do Conservatório de Música de Fornos (Santa Maria da Feira) e do Conservatório de Música da Maia.

Fundou os Grupos de Percussão “Permallets”® e “4Mallets”, dos quais foi Diretor Artístico. Destes grupos saíram alunos premiados em concursos e convidados para algumas orquestras portuguesas. É regularmente convidado a realizar Workshops e Master Classes.

Foi sócio fundador da PERMALLETS – Associação Cultural.

É Diretor Artístico do Festival ONj (Orquestra Nacional de Jovens), na Figueira da Foz, projeto de sua autoria com o apoio do Centro de Artes e Espetáculos e da Câmara Municipal desta cidade.

Em outubro de 2011, foi fundador e Diretor Artístico da SMOOTH VIBRATIONS – ASSOCIAÇÃO DE CULTURAS.

Frequentou aulas de Direção de Orquestra em Londres, com o Maestro Tolga Kashif, em virtude de ter dirigido a obra “The Queen Symphony”, numa Tour em Portugal, tendo sido uma estreia mundial da obra, interpretada por uma Orquestra de jovens.

É fundador e Diretor Artístico da Orquestra Nacional de Jovens, projeto de sua autoria com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz e do CAE (Centro de Artes e Espetáculos) desta cidade.

Do seu percurso académico, profissional e artístico destacam-se:

  • Abertura do Festival Rock in Rio com a Orquestra Metropolitana de Lisboa com os solistas Rui Veloso e Gilberto Gil;
  • Em Dezembro de 2007 criou o Projeto “Ver, Ouvir & Tocar”, apresentado no âmbito do Projeto Educativo do Teatro Maria Matos, em parceria com o Escultor José Teixeira (Professor da Universidade de Belas-Artes de Lisboa);
  • Foi professor orientador do naipe de Percussão nos Workshops “OML Júnior” nos anos de 2007 e 2008;
  • Por convite da Marca MISSOM desenhou a baqueta de Caixa Permallets;
  • Nos anos de 2007 e 2008 colaborou como agente performativo no Projeto MUSSI – projeto de Pós Doutoramento de Maria São José Côrte-Real (em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa e SONAE);
  • De Setembro de 2007 a Janeiro de 2008 integrou a Orquestra Metropolitana de Lisboa como Chefe de Naipe de Percussão (Timpaneiro).
  • Em 2008 participou na Gala de Ópera com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, para a “RTP”.
  • Desde 2005, promove e organiza participações regulares em workshops e tem actuado em diversos palcos do país, como Casa da Música em Óbidos, Conservatório de Setúbal (I e II Festivais de Percussão), Instituto Piaget em Almada, Fórum Lisboa, Teatro Municipal de S. Luíz, Auditório da Faculdade de Medicina Dentária, “Dias da Música” no CCB, Aula Magna em Lisboa, Grande Auditório do CAE na Figueira da Foz.
  • Em 2009 e 2010 dirigiu a gravação dos Álbuns “Permallets Play Permallets” e “Conceito” com discografia de arranjos seus de peças tocadas nos I e II Festival da Figueira da Foz. O CD “Conceito” foi eleito Disco do Ano.
  • No ano de 2010 torna-se sócio fundador da PERMALLETS – Associação Cultural, no âmbito da qual desenvolveu atividade como Diretor Artístico, estando presente nos programas televisivos: Programa Verão Total no Palácio de Seteais (Sintra); Programa Portugal no Coração; Gala Causa Maior.
  • A convite dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, dirigiu o Concerto de Reis, de Páscoa e de Final de Temporada no Auditório daquela instituição.
  • Realizou no dia 2 de Outubro de 2010, o concerto de abertura de temporada com o tema Concerto Comemorativo do Dia Mundial da Música e em Novembro, a convite do Conservatório Coral Phydellius de Torres Novas, participou no VI Encontros com Música.
  • Em Dezembro de 2010 organizou um Workshop de Percussões Latinas, acolhido pela Junta de Freguesia de Benfica onde partilhou o palco com os alunos da Orquestra Geração Boavista.
  • No ano de 2010 destacam-se ainda os Concertos de Beneficência: No Jardim Vieira Portuense, para a Fundação Portuguesa do Pulmão, em Abril; A Convite da APDPC dirige uma apresentação no Museu do Fado, em Outubro; Em Janeiro 2011 dirigiu o Concerto de Reis, no Auditório dos Serviços Sociais da CML; Participou nos “Dias da Música 2011”, no CCB, dia 17 de Abril; Workshop em Castelo Branco de 20 a 22 de Abril de 2011, com Concerto Final de Beneficência, no Cine Teatro Avenida;
  • Participou no Festival Internacional de Jovens Músicos em Neerpelt, Bélgica em 2011 onde dirigiu o grupo Permallets – obtendo o Primeiro lugar na Categoria de Percussão e o Prémio de Distinção do Concurso;
  • Concerto no Museu da Cidade, integrado no IV Congresso Cidades Educadoras, a convite da Câmara Municipal de Lisboa;
  • “Concerto da Juventude”, realizado no Teatro Municipal de S. Luiz no dia 5 de Junho 2011, a convite da CML e onde dirigiu todos os Grupos participantes incluindo os alunos da Orquestra Geração Lisboa e do Projeto Sol Maior;
  • Estágio de Orquestra em Castelo Branco com o apoio do Cine Teatro Avenida, Conservatório Regional de Castelo Branco e Câmara Municipal de Castelo Branco.
  • A convite da RTP, participou nos programas televisivos: Programa Barrigas de Amor, no Parque dos Poetas (Oeiras); Programa Sete Maravilhas da Gastronomia, integrado no Programa Verão Total, em Belém (Lisboa).

Frequentou os Cursos de:

  • Direção de Orquestra, com o Maestro Jose Ignacio Petit;
  • Direção Coral, com o Professor Eugenio Amorim.
  • Direção de orquestra com o Maestro Jean-Sebastien Béreau.

Em paralelo com as atividades mencionadas acima, há ainda a destacar a colaboração nas seguintes formações:

  • Orquestra Metropolitana de Lisboa;
  • Orquestra Clássica da Madeira;
  • Orquestra de Câmara de Braga;
  • Orquestra Sinfónica do Alto Minho;
  • Orquestra Bracara Augusta (97/98/99/2000);
  • Orquestra do Festival de Música Contemporânea da Universidade de Aveiro (1996);
  • Orquestra Santa Cecília (Lisboa);
  • Orquestra Domingos Capela (Espinho);
  • Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa;
  • Orquestra do Teatro Aberto, por ocasião da sua estreia com a obra “Peer Gynt”, com música de Eurico Carrapatoso;
  • Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho;
  • Orquestra de Santa Maria da Feira; Big Band “Swing Samp” (Leiria);
  • Orquestra Lusitanea (Beja);
  • Orquestra A2M;
  • Orquestra do Festival de Música de Leiria;
  • Orquestra do Coro Sinfónico de Portugal (Torres Novas).

Trabalhou com os Maestros Miguel Graça Moura, Jean Marc Burfin, Cesário Costa, Micheal Zilm, Brian Schembri, Alberto Roque, Arnie Roth, Pedro Neves, Jorge Matta, Kevin Waldroun, Marc Tardue, Pablo Heras Casado, Álvaro Cassuto, Ivo Cruz, Jean Sebastien Bereaux, Rui Massena, João Paulo Santos, Joana Carneiro, Christophe Campestrini, Osvaldo Ferreira, Pedro Pinto Figueiredo e Henrique Piloto, entre outros.

Acompanhou: solistas como Artur Pizzaro, José Carreras, José Cura, Pedro Burmester, Liliana Bizineche, Banda Osíris, John Cannon III, Alexei Ermine, Elisabete Matos, João Grosso, Eunice Muñoz, Irene Lima, Jonita Lattimore, Dora Rodrigues, Kurt Azesberger, Terry Jones, João Reis, Jorge Vaz de Carvalho, Ana Ferraz, Carlos do Carmo, Rui Veloso, Mariza e Kiri Te Kanawa.

Participou no Festival de Orquestras Jovens em Múrcia e Saragoça, Espanha; Festa do Avante; Festival de Orquestras em Neerpelt, na Bélgica; Festival de Música Contemporânea de Aveiro; Festival Música Viva no Teatro Maria Matos, em Lisboa; e Festival Musicatlântico em S. Miguel, nos Açores. É membro residente do Ensemble de Música Contemporânea 20/21 e integrou também o grupo de Percussão da Escola Profissional de Música de Espinho.

Obteve o 1º Prémio com a Orquestra Domingos Capela em Neerpelt, na Bélgica e o 2º Prémio de Composição no Concurso da Academia de Música de Espinho, na categoria de Piano e Violoncelo.

Desde 2008 concebeu e organiza anualmente o Festival de Música da Figueira da Foz – atualmente com a denominação Festival ONj (Orquestra Nacional de Jovens) – onde junta jovens músicos jovens oriundos de todo o país, Ilhas e mais recentemente Bélgica, Suíça, Holanda, País de Gales e Espanha. Festival que já conta com 7 edições, estando em preparação a 8ª edição. Este Festival, tendo sido iniciado apenas com Percussão, integra presentemente todos os instrumentos de orquestra, incluindo piano, guitarra clássica e guitarra elétrica. A sua organização promove a interação da Música com outras Artes, como o Canto e a Dança.

É o mentor dos projectos sinfónicos : UHF Sinfónico, Katia Guerreiro Sinfónico e God Save The Queen Sinfónico, Mercury Falls Symphony, The Queen Symphony tendo dirigido em alguns dos principais palcos do pais. Mercury Falls Symphony é um concerto de obras de sua autoria tendo sido interpretado por si ao piano com orquestra sinfónica e banda rock e foi estreado em Agosto de 2017 por ocasião do 10º Festival da Figueira da Foz sob direcção do Maestro José Ignacio Petit.
Em Julho de 2015 recebeu da Câmara Municipal da Figueira da Foz a Distinção Manuel Dias Soares, em Maio de 2017 o prémio de evento revelação do concelho da Figueira da Foz, e em 2018 ganhou o Prémio Músico do Ano 2018 na Gala Figueira TV – FIGUEIRA DA FOZ