O projeto Festival ONj passa por um conjunto de fases, sendo a designação da temática, como já referido, o ponto fulcral deste processo, ao que sucede o estudo das necessidades que a temática irá obrigar, nomeadamente, a escolha certa da equipa (Professores de instrumentos, Maestros, Solistas, equipa técnica, particularmente, áudio, vídeo, luz, auxiliares de educação, logística, marketing e comunicação).
Paralelamente a estes procedimentos, é essencial que se realize a articulação com as infraestruturas onde irá decorrer o evento e com parceiros institucionais, assim como com os colaboradores de design, marketing e divulgação, para que o evento possa ser anunciado e se inicie a fase de concretização do estágio e realização do produto final do Festival ONj.
Este Festival insere-se no mercado da formação de jovens instrumentistas, criação e desenvolvimento de novos públicos, sendo que as maiores dificuldades na execução e implementação deste projeto se prendem com a obtenção de apoios financeiros, o que inviabiliza o seu crescimento e expansão. Na nesta linha, podemos acrescentar que a rentabilidade deste projeto é o resultado alcançado nas bilheteiras, através do produto final, que são os concertos. Neste sentido, dado o seu cariz pedagógico, a importância da angariação de apoios e da concretização de parcerias poderá permitir a expansão, a viabilidade e sustentabilidade de uma área artística, cultural, que de um modo relativamente simples para as famílias permite aos jovens experiências culturais e profissionais em esferas artísticas e culturais, que de outro modo não se concretizariam. Só apostando na formação dos jovens, na sensibilização dos educadores, chegaremos ao produto final, que são os concertos e, desta forma, ao resultado de bilheteiras.
Como estratégias de marketing/comunicação há uma aposta na divulgação via redes sociais não só ativando publicidade paga, como também divulgação direta nas escolas, academias, universidades e conservatórios do nosso país, bem como na construção do site (www.onj.pt), e ainda em protocolos institucionais. O Festival ONj contará ainda com um vídeo promocional; neste capítulo existirá também um video promocional da cidade, de promoção à cultura, produzido pela equipa do Festival.
Em suma, o Festival ONj defende e aplica a prática de repertórios fora do comum erudito. Neste sentido, o potencial deste projeto na comunidade passa pela sensibilização e captação de novos públicos, jovens enquanto formandos e instrumentistas, embora também comunidade num sentido muito específico que nos parece merecer umas linhas de atenção. Este tipo de envolvimento familiar, comunitário, criado com o Festival ONj pode promover e provocar uma mudança de mentalidade, uma transformação na forma da comunidade olhar os instrumentos clássicos. Estes, até então utilizados para interpretação de repertório erudito, neste projeto aparecem amplamente investidos e transformados num repertório rock, sensibilizando público e jovens, portanto, abrangente a várias as faixas etárias.